sábado, 19 de maio de 2012

Matéria para a revista La Repubblica (Itália)



On The Road está em Cannes, um encontro com Kristen Stewart, a estrela de Crepúsculo já é protagonista de uma nova franquia: Branca de Neve e o Caçador, um lado negro do famoso conto de fadas, que estréia em junho. Entre filmar Bella e Branca de Neve, a atriz de 22 anos, modelo de milhões de garotas ao redor do mundo, tomou um novo desafio com ela mesma com um papel adulto: ela vai estar na competição do Festival de Cannes com On the Road, um filme adaptação do romance de uma geração beat, dirigido por Walter Salles.

“Isso, Marylou é um grande papel, sem fronteiras”, diz Kristen. A jaqueta de couro preta, camisa branca e calça jeans, Kristen fala devagar, muitas vezes ela deixa de se corrigir, como se qualquer conceito era importante e difícil para ela. Marylou é a mulher sexy e desinibida de Dean Moriarty, amigo e mentor de Sal Paradise, alter-ego de Kerouac.

LP – Kristen, On The Road é um filme especial para você?

“Foi um dos primeiros livros adultos que li. O primeiro a me conquistar completamente, quase me tornando obcecada. Ele abriu portas e novos horizontes para mim, ensinou-me a ir e descobrir mais sobre mim mesma. Além disso, eu adoro diários, crônicas, histórias da vida real. Especialmente quando é contada por um ponto de vista externo. OTR não é “apenas um romance”, é um conjunto de realidade e ficção, uma mistura entre o que realmente aconteceu e Jack e seu ponto de vista. Eu gosto da veracidade das personagens, a quantidade de informação sobre eles que chegaram até nós, intactas.”

LP – Que tipo de desafio que foi para você, fazer Marylou?

eu tinha que ir e explorar territórios emocionais onde eu nunca tinha feito antes. Eu tive que empurrar para a frente, encontrar alguma coisa dentro de mim que eu nem sabia que eu tinha. Ela é uma personagem sem limites, uma mulher capaz de tipos únicos de relacionamento. É um personagem que eu realmente admiro, mas ele não pertence a mim. Ao contrário de Marylou, eu sou incapaz de viver as coisas de tal maneira espontânea e extremo, feliz de viver o momento. Eu sou mais parecida com Sam, eu gosto de ver isso acontecer. Ser parte deste filme, eu estava vivendo em meu livro favorito. Eu sempre serei grata ao Walter para isso.

LP – Você está emocionada ou preocupada em ir para Cannes?

Ambos. Mais como feliz, porque Cannes é o lugar mais importante para um filme, e eu estou indo com uma equipe da qual tenho muito orgulho. A única coisa que eu mais gosto no meu trabalho é no sentido de ser uma equipe, a energia criativa que você compartilha quando você está no set. É um sentimento íntimo, até mesmo física. Em seguida, milhões de pessoas vão assistir, e não é mais íntimo e pessoal, mas algo de que a energia permanece. Eu baseio minhas decisões em cima disso.

LP – É o mesmo quando se trata de grandes franquias?

Eu tenho uma base de fãs enorme, é verdade. Mas eu baseio minhas escolhas apenas seguindo meu instinto. Foi assim para Crepúsculo, e para SWATH também.

LP – Você é um modelo para milhões de adolescentes: você se sente a responsabilidade de que?

As pessoas escolhem os seus modelos por si mesmos. Eu sou honesta comigo mesma e eu não tenho vergonha de nada que fiz. Você não deve planejar de dar uma certa imagem de si mesmo para outras pessoas. Você deve viver sua vida, suas experiências, seu trabalho. As pessoas fazem o que querem.

LP – Quando você está no set, o que você costuma fazer?

“Eu leio muito. Eu realmente gosto de Henry Miller. Recentemente eu li “Contempt” de Moravia, então vi um pouco do filme. Eu me vi paranóica, obsessecada pela protagonista, mesmo que não fosse inteiramente minha. E no meu tempo livre, escrevo. Eu não estou interessado em ficção: Eu estou sempre à procura de idéia, frases, ou apenas palavras”

fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário